18 de dezembro de 2023
Publicado por Por Dra. Elizete G. Rocha Pimentel
O Dezembro Vermelho é uma campanha nacional dedicada à prevenção do HIV e ISTs. Durante o mês são realizadas ações de conscientização, informação e promoção da saúde sexual.
As ISTs podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Em seu estágio inicial, são silenciosas, não apresentando sinais ou sintomas, ou os sintomas iniciais podem desaparecer espontaneamente, dando a falsa impressão de que a doença foi curada. O não tratamento da infecção pode gerar infertilidade, câncer ou até mesmo a morte.
Entre os sintomas mais comuns estão: feridas, corrimento, verrugas, dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. Uso de Preservativos - O uso consistente e correto de preservativos é uma das formas mais eficazes de prevenir a transmissão do HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Ministério da Saúde (2022) apontam que o número de infectados vem caindo, exceto entre os homens de 15 a 29 anos. De acordo ainda com o boletim, a quantidade de infectados pelo HIV em 2021 era maior entre os homens de 25 a 29 anos (53,3%). Nas mulheres, o maior índice foi registrado entre 40 e 44 anos (18,4%).
A prevenção das IST envolve práticas seguras, como o uso de preservativos, a realização regular de testes para detecção precoce e tratamento adequado. A educação sobre a importância do sexo seguro, o respeito mútuo e o acesso a serviços de saúde são fundamentais para reduzir a incidência dessas infecções.
18 de novembro, 2024
17 de novembro, 2024
15 de novembro, 2024